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Plataforma logística facilita a contratação de fretes no agro

A startup goFlux possui uma solução de inteligência de mercado que revoluciona e dá mais agilidade ao processo de escolha do transporte de carga, gerando redução de custos e compliance para embarcadores e novas oportunidades de negócios para as transportadoras.

O modal rodoviário é uma categoria extremamente importante para a economia brasileira, estima-se que cerca de 65% do transporte de cargas passa por rodovias.

De acordo com o Anuário da Confederação Nacional do Transporte (CNT) de 2020, a condução de cargas atualmente é feita por 219.956 empresas, 435 cooperativas e 724.098 autônomos registrados. A frota cadastrada total é de 2.270.861 veículos autorizados. Porém esse setor tão importante ainda enfrenta muitas dificuldades e amadorismo quando o assunto é a contratação de fretes.

Para ajudar e conectar embarcadores do agronegócio e transportadoras, surgiu a pouco mais de três anos a goFlux, uma logtech que apresenta soluções de inteligência de fretes.

A plataforma para cotação, negociação, contratação e gestão de fretes rodoviários é o elo entre as duas principais pontas e atua diretamente na facilitação da contratação do serviço, e ainda ajuda a reduzir custos, melhorando a produtividade no processo. Outro ponto de destaque oferecido é a inteligência preditiva de fretes. Além disso, também realiza a digitalização na conferência de documentos e proporciona visibilidade dos fretes contratados x cadência carregamento.

De acordo com Rodrigo Gonçalves, CEO e um dos fundadores da goFlux, a empresa nasceu pelo inconformismo de fazer as coisas sempre da mesma maneira. Por que se contrata frete da mesma forma há anos? “A transformação digital que já está em curso em tantas áreas de negócio, ainda precisa ser intensificada na logística. São bilhões de reais gastos anualmente com fretes, sem inteligência e compliance aplicados ao processo.

O nosso foco é levar instrumentos de tecnologia e inteligência que permitam embarcadores terem uma gestão de fretes transparente e mais inteligente, e por consequência gerar mais competitividade e produtividade às transportadoras”, destaca.

Solução na prática;

Apesar de pouco tempo no mercado, a startup já acumula números que impressionam. Até o momento, dentro da plataforma, já foram contratadas e transacionadas mais de 25 milhões toneladas, entre elas grãos, açúcar, etanol, fertilizantes e diversos outros produtos agrícolas.

Toda essa movimentação foi realizada por grandes players do mercado de agro que já estão utilizando a ferramenta como, por exemplo: a ADM, Neovia, Sodrugestvo, CJ Trading, Gavilon, Glencore, Agribrasil, Copersucar, Tereos, Mosaic, Caramuru Alimentos, agromercantil entre outros.

Para as empresas, cooperativas, tradings e demais companhias do setor que desejam ingressar na ferramenta da goFlux, o processo de onboarding é muito simples e rápido. Basta fazer o cadastro na plataforma e assim passam a ter acesso a mais de 1.500 transportadoras homologadas.

Já para as transportadoras, o acesso e cadastro na plataforma é gratuito. Entre as vantagens, destaque para o acesso exponencial à carga, redução de custo de aquisição de clientes e antecipação de recebíveis.

“A goFlux coloca a gestão de fretes na era digital. Por muitos anos vivemos as dores do mercado e temos um time que conhece o negócio do cliente aliando tecnologia, processo estando sempre próximos ao cliente, entendendo as suas necessidades”, finaliza o CEO

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54% dos agricultores pretendem investir em drones neste ano
Mais da metade dos agricultores (54%) pretende aumentar os investimentos em drones neste ano. Este é uma das conclusões do estudo “Situação da Indústria de Drones 2022”, que é divulgado anualmente pela empresa estadunidense DroneDeploy.A pesquisa consultou 766 clientes da empresa, de 20 setores econômicos e mais de 40 países e apontou, também, as principais motivações dos usuários da construção civil e setor de energia, além da agricultura.Entre os entrevistados da agricultura, 33% planejavam aumentar seus gastos entre 10% e 50% e 21% afirmaram que devem aumentar os gastos em 50% ou mais em sistemas e equipamentos para drones.As principais áreas de interesse a serem expandidas incluem pulverização de culturas, fertilização e amostragem de solo. Até 2020, os principais objetivos eram a digitalização de operações (58%) e eficiência no planejamento (50%).Como as empresas de energia, a agricultura ainda usa drones (68%) e uma variedade de outros sensores (21%) para monitorar as áreas de forma digital. Na agricultura, estes recursos podem medir desde umidade do solo e presença de pragas até outras condições das lavouras.MotivaçõesO aumento da produtividade é a principal entrega dos drones na indústria agrícola para 67% dos entrevistados, seguido de perto por operações mais eficientes (64%) e facilidade de documentar a rotina (60%).Em 2021, a eficiência operacional liderava a lista com 56%, seguida por aumento de produtividade (52%) e redução de custos (45%).Os produtores também disseram que a automação é mais importante para seus negócios (57%) do que para outras indústrias, com 30% afirmando que é extremamente importante.Do mesmo modo, o aprendizado de máquina por meio da inteligência artificial (IA) é classificado por 57% dos entrevistados como altamente importante para o agronegócio.Ao mesmo tempo, um menor número de entrevistados tem planos de expandir o mapeamento aéreo no próximo ano em relação à pesquisa de 2021, mas ainda assim são uma maioria com 58%.54% dos entrevistados da agricultura disseram que os drones se tornarão muito mais comuns nos próximos dois anos; com 15% dizendo que serão onipresentes.
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