[email protected] (66) 2101-4000 Acesso Restrito

Notícias e Novidades

publicado em 23 de novembro de 2017

Soja Louca II: Não é filme de terror, mas problema vem assustando cientistas brasileiros:

Parece nome de filme de terror, mas o problema é real e preocupa pesquisadores brasileiros. A boa notícia é que eles acabaram de fazer uma descoberta importante no combate à Soja Louca 2, que chega a causar perdas totais de produtividade, com abortamento das vagens, enrugamento e escurecimento das folhas. Até agora, os pesquisadores já conheciam a causa da doença, o nematoide da haste verde ou Aphelenchoides besseyi, pelo nome científico, mas não sabiam como a praga se alastrava de uma safra para outra nas lavouras.

No entanto, os primeiros resultados das pesquisas com plantas hospedeiras revelam que, além da soja, algodão e feijão também podem hospedar o invasor, além de quatro plantas daninhas: trapoeraba, agriãozinho-do-pasto, cordão-de-frade e caruru. Os pesquisadores Maurício Meyer, da Embrapa Soja, e Luciany Favoreto, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), também buscavam respostas sobre como o nematoide sobrevive no solo nos períodos de entressafra e se há cultivares de soja mais sensíveis a ele.

Segundo os pesquisadores, havia poucos estudos sobre o assunto. “Esses trabalhos eram menosprezados, talvez pelo baixo impacto econômico sobre culturas agrícolas quando comparado aos nematoides-de-galha, de cisto e o Pratylenchus”, contam. “Porém, é imprescindível gerar resultados de pesquisa para estratégias de controle, no menor prazo possível, para minimizar as perdas na produção de soja e de algodão.”

Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo.