[email protected] (66) 2101-4000 Acesso Restrito

Notícias e Novidades

publicado em 21 de setembro de 2016

Próxima safra tende a acirrar competitividade entre soja brasileira e americana, diz Imea:

Soja plantio pés pequenos 2013 7 Sinop (SN ) /

A safra de soja 16/17 deve acirrar a competitividade entre os mercados brasileiro e americano. A análise é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Segundo os especialistas, na última safra, a demanda mundial pela oleaginosa brasileira migrou para os Estados Unidos, “devido a problemas produtivos”.

Agora, conforme o instituto, os novos números de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) para a safra 16/17 “surpreenderam o mercado com dados baixistas”. No relatório é estimado que a produção nos EUA, que, apresentou incremento de 3,8 milhões de toneladas aate o relatório de agosto, chegue a 114,3 milhões de toneladas. “De maneira oposta, a nova estimativa reduziu a produção brasileira em 2 milhões de toneladas, com o órgão aumentando a expectativa da participação dos EUA na produção mundial 16/17”.

Segundo o Imea, paralelamente, a nova previsão reduziu as exportações brasileiras e elevou a dos EUA, “demonstrando também a expectativa de maior competitividade da soja norte-americana no mercado externo da nova safra”.

SÓ NOTÍCIAS