[email protected] (66) 2101-4000 Acesso Restrito

Notícias e Novidades

publicado em 24 de junho de 2016

Recuo do dólar impulsiona compra de insumos para safra de soja em MT:

Os produtores mato-grossenses aproveitaram o leve recuo do dólar no último mês para avançar na compra dos insumos da próxima safra.

Recuo do dólar impulsiona compra de insumos para safra de soja em MT

É o que aponta o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) no último boletim. “Até maio, cerca de 72% dos insumos da safra 16/17 de soja foram adquiridos pelo produtor, com parte destas compras sendo realizada através do chamado barter (troca de insumos por produto no momento da colheita)”.

Segundo a entidade, “resta menos de 1/3 dos insumos a ser comprado, e os preços de paridade para mar/17 têm tornado, em junho, a compra através de barter uma opção mais viável se comparados aos das safras passadas. Isso porque a relação de troca insumo/paridade mar-17 está próxima a 27,4 sc/ha, cerca de 6,03 sc/ha a menos que a 15/16 e 4,29 sc/ha a menos que a safra 14/15”.

De acordo com o Imea, “com os preços para 2017 acima aos dos anos anteriores, o barter aparece como uma boa ferramenta de hedge, podendo se tornar um grande aliado do produtor em um ano de grandes incertezas econômicas”.

FONTE: PORTAL DO AGRO NEGÓCIO