[email protected] (66) 2101-4000 Acesso Restrito

Notícias e Novidades

publicado em 7 de junho de 2016

Diferencial de base da soja Mato Grosso-CBOT apresenta crescimento:

O diferencial de base MT/CBOT da soja tem se apresentado crescente, o que é normal durante períodos de baixa oferta no Estado, que resultam em altas nas cotações internas. A análise é do Instituto Mato-grossende Economia Agropecuária (Imea) no último boletim. “Porém, neste ano a valorização do grão mato-grossense está em ritmo acelerado, pois a demanda pelo grão está bastante aquecida até o momento se comparada à do ano passado, dado que o escoamento acumulado do primeiro quadrimestre de 2016 é de 7 milhões de toneladas, e o de 2015, de 4,5 milhões de toneladas”, frisou.

Segundo a entidade, “outro fator foi o fato de que MT registrou uma produção abaixo das expectativas do mercado na safra 15/16, o que distorceu a relação de oferta e demanda da soja mato-grossense, uma vez que o grão disponível ficou em patamares baixos em um período em que a demanda está aquecida. Caso a demanda continue firme, o produtor mato-grossense pode ter boas oportunidades de venda nas próximas semanas”.

O preço do grão de soja em Mato Grosso avançou 4,07% e fechou com média de R$ 81,95/sc na última semana. “Essa foi a maior cotação média já registrada para o grão no Estado”, é destacado. O dólar apresentou leve alta de 0,03%. “Apesar de ter começado a semana em elevação, o fato de o governo federal ter conseguido passar uma medida no Congresso foi visto como um alinhamento político no país pelo mercado”.

FONTE: SÓ NOTÍCIAS