sementes.petrovina@petrovina.com.br (66) 2101-4000 Acesso Restrito

Notícias e Novidades

publicado em 15 de janeiro de 2018

USDA projeta 580,1 milhões de toneladas de soja:

Elevação marginal dos estoques mundiais.

A produção global de oleaginosas foi projetada pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) para 580,1 milhões de toneladas. O número representa aumenta de apenas cerca de 500 mil toneladas em relação à estimativa anterior, ressalta a T&F Consultoria Agroeconômica.

 A produção mundial de soja aumentou 100 mil toneladas, para 348,6 milhões de tons, diante dos aumentos do Brasil e da União Europeia – que foram parcialmente compensadas com as reduções da Argentina e dos Estados Unidos. A safra de soja do Brasil foi aumentada em 2 milhões de toneladas para 110 MT, refletindo maior estimativa de rendimentos nos recentes relatórios do governo.

“A produção de soja da Argentina foi reduzida em 1 milhão de tons para 56 MT, diante da menor área planada, particularmente no norte do país. Outras alterações incluem alta produção de colza na Ucrânia e menor produção de girassol na Argentina”, aponta o analista Luiz Fernando Pacheco.

 Segundo ele, “o comércio mundial de oleaginosas para 2017/18 está estimado em 176,0 milhões de toneladas, cerca de 400 mil a menos do que a estimativa do mês anterior. Menor produção de soja nos EUA e de exportação de colza na Austrália deverão ser parcialmente compensados pelo aumento das exportações de soja do Brasil e de colza na Ucrânia”.

“Os estoques finais de oleaginosas estão projetados para 111,2 milhões de toneladas, ou 400 mil a mais do que a estimativa anterior, principalmente devido aos aumentos dos estoques de soja no Brasil e nos EUA e de colza na Austrália, parcialmente compensados pela redução de estoques de soja na Argentina e de girassol nos EUA”, completa.

AGRO LINK