sementes.petrovina@petrovina.com.br (66) 2101-4000 Acesso Restrito

Notícias e Novidades

publicado em 20 de dezembro de 2017

Soja cai no interior, mas prêmios sobem:

As cotações da soja tiveram na terça-feira (19.12) mais um dia de baixas generalizadas dos preços no mercado físico do interior brasileiro, acompanhando o viés observado na Bolsa de Chicago (CBOT). De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica, em média os preços desceram 0,20% no interior e até 0,58% nos portos (como o de Santos, SP, e Rio Grande, RS).

A T&F chama a atenção para o fato de que os prêmios da soja em grão no Brasil estão subindo (pelo segundo dia consecutivo), algo inusual para esta época do ano: “E por que isto acontece Porque, também de forma inusual, as exportações de soja brasileira estão acontecendo depois de agosto. Normalmente esta é a janela para exportação norte-americana, mas, neste ano de 2017, a China e a Europa tem adquirido soja brasileira nos meses de setembro até dezembro (e prosseguirá até maio) em quantidades expressivas”.

Segundo a Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), o ano de 2017 foi de grande elevação nos volumes de exportação de soja em grão: apresentando só os percentuais, em janeiro foram 147% a mais, em fevereiro 106%, em março 40%, em abril 26%, em maio 22%, em junho 20%, em julho 18%, em agosto 20%, em setembro 25%, em outubro 27% e em novembro 30%, todos em relação a 2016.

 “Mas esta, elevação dos prêmios e dos preços nem sempre se traduz e em elevação dos preços no interior do país devido ao dólar, que tem sofrido altos e baixos conforme os humores de Brasília. Chegou a R$ 3,33 e hoje está a R$ 3,29”, conclui o analista Luiz Fernando Pacheco.