sementes.petrovina@petrovina.com.br (66) 2101-4000 Acesso Restrito

Notícias e Novidades

publicado em 5 de agosto de 2016

Sistema Famato investe na formação de líderes que atuam no agronegócio:

Sistema Famato investe na formação de líderes que atuam no agronegócio
A formação de novas lideranças é um dos maiores desafios para a continuidade do crescimento do agronegócio mato-grossense. Decididos a contribuir com a preparação de lideres para cumprir essa missão, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) iniciou hoje (04/08) a Academia de Liderança 2016, turma Famato.
“A competividade do agronegócio é incontestável, o que resulta em taxas expressivas de crescimento, sendo assim, o setor demanda de líderes com vontade de trabalhar pelo coletivo. A ideia do Sistema Famato é formar líderes com capacidade de planejamento, de liderança, comunicação, gestão de relacionamento, conhecimento e empreendedorismo”, disse o vice-presidente da Famato, Normando Corral, durante o momento de boas vindas à turma.

O programa vai preparar líderes do meio rural com objetivo de impulsionar ainda mais o setor. Os participantes, indicados pelos Sindicatos Rurais do estado, serão capacitados em quatro módulos presenciais, de 20 horas cada, sendo um encontro por mês, de agosto a novembro, totalizando aproximadamente 80 horas ao final do programa.

Para o produtor rural de Paranatinga, Eduardo Sako, a Famato e o Senar – MT ao proporcionar esse tipo de formação nos capacita e nos prepara para sermos como um farol para os produtores e um radar junto à sociedade. “Vamos sair daqui com uma postura firme, sensíveis a ouvir e respeitar diferenças, e aptos a interagir com os produtores da nossa região”, destacou Sako.

No período da manhã a assessora jurídica da Famato, Elizete Ramos apresentou aos líderes a estrutura do sistema sindical nacional, histórico, responsabilidade do gestor sindical e as principais ações da Famato ao lado dos 90 sindicatos rurais de Mato Grosso.

À tarde os participantes fizeram a análise de comportamento por meio do instrumento Profile Analysis Tool  (PAT). A ferramenta é uma novidade implantada este ano na Academia de Liderança.

O PAT traça o perfil de cada um a partir de uma mapa comportamental que indica qual a dominância cerebral de cada pessoa, e como estas preferências determinam os comportamentos e valores que motivam tanto a vida pessoal quanto a profissional.

“Ninguém é igual a ninguém. Cada um de nós temos um modo de formar seus valores.  É comum ao longo da vida, desenvolvermos percepções das pessoas e do mundo, influenciados por nossos pais, família, amigos, grupos sociais ou até pelo que é imposto pela sociedade e o PAT consegue apontar exatamente o perfil de cada indivíduo sem influências, seus pontos fracos e fortes, e qual a sua predominância pessoal e profissional”, disse o analista comportamental, Paulo Roberto Francisco da Silva.

O resultado da análise será entregue aos participantes no segundo módulo no dia 1° de setembro.

Alto desempenho e ferramentas de gestão foi tema da última palestra do dia. O educador Igor Henrique Rodrigues Santos, apresentou os desafios e tendências da atualidade, assim como estratégias de como administrar o tempo, gerenciar reuniões e planos de ação.

A Famato, entidade de classe que representa 90 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, completou 50 anos no dia 16 de dezembro de 2015. Ao longo dessas cinco décadas levantou diversas bandeiras em prol do produtor. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Sindicatos Rurais, Senar-MT e o Imea. Essa trajetória é celebrada graças ao trabalho dos produtores rurais e dos colaboradores.

FONTE: AGRO L INK