sementes.petrovina@petrovina.com.br (66) 2101-4000 Acesso Restrito

Notícias e Novidades

publicado em 23 de agosto de 2016

Recuo do dólar derruba custos da próxima safra de algodão em Mato Grosso, aponta instituto:

  • Algodão 8 (Edson Rodrigues) /

Os custos para produção de algodão na safra 16/17 estão caindo, desde fevereiro, “pouco a pouco” em Mato Grosso, segundo boletim divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A última estimativa aponta que, no mês de julho, os gastos foram de R$ 8.209,25, o que representa queda de 1,8% em relação ao mês anterior.

Para os especialistas, este recuo se deve principalmente à desvalorização do dólar que fez com que “os preços de defensivos e fertilizantes agrícolas reduzissem, uma vez que a maior parte destes produtos é de origem externa. Assim, os preços alicerçados pelo dólar vêm favorecendo os produtores que negociaram com as cotações mais baixas”.

O instituto alerta, no entanto, que “o momento requer atenção, pois os referidos itens são os que mais pesam no bolso do produtor, já que juntos representam 50% do custo total de produção”. De acordo com o Imea, apesar da queda nos custos nos últimos meses, os gastos deste ano ainda continuam 7% mais altos em relação à safra anterior, uma diferença de R$ 562,22 por hectare.

FONTE : SÓ NOTÍCIAS