sementes.petrovina@petrovina.com.br (66) 2101-4000 Acesso Restrito

Notícias e Novidades

publicado em 14 de julho de 2016

Senador de MT cobra compromisso de Temer com a pauta municipalista:

O líder do Partido da República no Senado, Wellington Fagundes (MT), cobrou do presidente interino Michel Temer, ontem, quarta-feira (13), maior compromisso com a pauta municipalista. Segundo ele, muitas obrigações são atribuídas aos prefeitos sem que haja recursos por parte da União para cumpri-las.
A cobrança ocorreu durante reunião de trabalho no Palácio do Planalto, que contou com a presença de ministros da área econômica do Governo e o presidente em exercício da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi. Lá, Wellington afirmou que já havia cobrado o governo anterior sobre a necessidade de aproximação do Planalto com os prefeitos, justamente pelo momento de déficit de arrecadação pelo qual passa o país.
“E aí nós sugerimos à presidente Dilma: precisa aproximar-se dos prefeitos. São a confederação e as associações dos municípios que conhecem o dia-a-dia, e que tem a capacidade inclusive de convencer a população e os parlamentares sobre o que é possível ser aprovado e necessário para o bem do país”, lembrou.
Wellington Fagundes é relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2017 e também recordou que foi à residência oficial de Temer no último sábado (9), para falar sobre a importância da aprovação de um orçamento realista para o ano que vem. “Uma peça orçamentária que não venha criar expectativas inclusive para os prefeitos, que muitas vezes assinam convênios, mas não recebem contrapartidas do Governo Federal para cumprir o acordado”, reforçou.
O presidente da CNM também compartilha da preocupação do senador. Glademir alega que a confederação não foi ao Planalto “pedir” regalias ou benefícios, mas cobrar o cumprimento de acordos já existentes entre municípios e o Governo.
Para ele, a presença do relator da LDO na reunião foi importante para que se tome conhecimento de forma mais aprofundada quanto às necessidades dos municípios, e que se possa, efetivamente, contemplar os direitos deste ente federativo dentro da LDO. “O trabalho do senador Wellington, que é o relator dessa matéria, é muito importante para o municipalismo brasileiro”, reconheceu Glademir.
Wellington também teve seu trabalho na LDO destacado pelo presidente interino Michel Temer, que o classificou como sendo “um exemplo”.

FONTE: CENÁRIO MT