sementes.petrovina@petrovina.com.br (66) 2101-4000 Acesso Restrito

Notícias e Novidades

publicado em 27 de julho de 2016

Gestão partilhada otimizará potencial do Corredor Norte:

A Bunge e a Amaggi anunciaram ontem que estão ampliando a parceria iniciada em 2014, quando formaram a Unitapajós (Navegações Unidas Tapajós) para operar na rota conhecida como Corredor Norte, por meio da navegação na hidrovia Tapajós-Amazonas.

A transação, ainda sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), prevê a aquisição, por parte da mato-grossense Amaggi, de 50% da Estação de Transbordo, em Miritituba, e do Terminal Portuário, em Barcarena, ativos que formam o complexo portuário Miritituba-Barcarena (PA) da Bunge, permitindo assim uma gestão compartilhada de todas as ações locais.

“Esta operação está totalmente alinhada com a estratégia da Bunge de otimizar seus ativos e buscar parcerias estratégicas para capturar oportunidades de crescimento, contribuindo para o sucesso do negócio. Já vivenciamos situações similares em outras regiões com resultados muito positivos para todos os envolvidos”, diz Raul Padilla, Presidente e CEO da Bunge Brasil.

Contando com uma frota de 90 barcaças e uma capacidade de movimentação anual de 3,5 milhões de toneladas de grãos, a Unitapajós veio confirmar a viabilidade logística do corredor Norte como opção aos portos do Sul e Sudeste do país.

“Para a Amaggi, após dois anos de operação da Unitapajós, esse novo passo fortalece nossa presença naquela região, em conformidade com o plano de crescimento estratégico da companhia, mas também contribui para o incremento de uma rota logística fundamental ao desenvolvimento do país.”, comenta Waldemir Loto, presidente executivo da Amaggi.

A ampliação da parceria entre as duas empresas não muda as atividades comerciais, nem a operação de escoamento de grãos. Soja e milho, transportados pelo Corredor Norte, seguem para Ásia ou Europa, desafogando o sistema logístico do Sudeste e contribuindo para o desenvolvimento da região Norte.

A Bunge está no Brasil há 110 anos e é a maior exportadora do agronegócio e uma das principais no setor de alimentos e ingredientes para a indústria alimentícia. São cerca de 17 mil funcionários no país.

Recentemente a Amaggi foi listada pelo ranking Maiores & Melhores da revista Exame na 39ª posição em volume de vendas líquidas. Dentre as empresas do agronegócio listadas entre as 40 maiores deste ranking, a Amaggi é a única de capital inteiramente nacional e a maior representante do Estado.

FONTE: DIÁRIO DE CUIABÁ