sementes.petrovina@petrovina.com.br (66) 2101-4000 Acesso Restrito

Notícias e Novidades

publicado em 17 de junho de 2016

Impactos climáticos compromete produtivade do milhoem MT:

Milho plantio Sinop abril 11 - Março 2015 (SN/Luiz Ornaghi) /

A produtividade do milho de Mato Grosso ficará bastante comprometida por causa dos impactos climáticos sobre as lavouras, sendo a estimativa até o momento de 83,4 sc/ha. É o que aponta o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), no último boletim. “Se comparado tal rendimento ao que se viu na safra 10/11, cuja produtividade foi a menor das últimas cinco safras, observa-se uma evolução de 25%, mesmo assim significaria o segundo pior desde então”, consta.

Segundo a entidade, “paralelamente, o custo variável apresentou constantes altas, safra a safra, estando neste ano 72% superior ao que se viu há cinco anos. O cenário, portanto, é da produtividade voltando a patamares próximos a cinco anos atrás, mas com custos de produção recordes”.

Conforme o Instituto, “isso reflete diretamente no bolso do produtor mato-grossense, pois o ponto de equilíbrio, ou seja, o preço médio pelo qual cada saca de milho precisa ser vendida para cobrir o custo variável, está 37% superior ao da safra 10/11, registrando, assim, o maior patamar já visto”.

FONTE: SÓ NOTÍCIAS